Menu
Sua casa Sua cara

Aqui você encontra dicas, notícias, tendências, vídeos e muito mais para deixar a sua casa do seu jeito. Acompanha nosso site e veja como pode ser fácil e divertido decorar sua casa!

Conheça o significado das cores na decoração 10.04.2018

Voltar


Na hora de montar paletas de cores para sua casa, é importante saber quais estímulos sensoriais cada uma delas traz. Eles são importantíssimos e influenciam muito no ambiente e até nas emoções das pessoas que frequentam o local, podendo provocar desde sensações relaxantes até estimular a criatividade.

A simbologia das cores é muito utilizada no marketing, no design de interiores e no feng shui. O importante é escolher as que mais combinam com você e com o seu estilo de vida, deixando o ambiente bonito e confortável.

Ficou interessado nesse assunto? Se você quer saber mais sobre o significado das cores na decoração e quais os estímulos provocados por cada uma delas, continue a leitura e confira nosso guia!


Azul

O azul remete a ideias diferentes de acordo com a intensidade do tom escolhido. Tons mais claros, como o azul-celeste e o azul bebê trazem tranquilidade, relaxamento e calma. São as cores ideais para paredes e objetos em quartos de dormir.

Já os azuis mais escuros, como o petróleo e o cerúleo, se relacionam ao mar e ao frio. Se você gosta de decoração em estilo náutico, aposte em objetos e móveis em navy blue.

Vermelho

O vermelho é uma cor que transmite personalidade e intensidade. Fica ótimo para sofás e principalmente em cozinhas; no marketing, acredita-se que estimula a fome.

Vários tons de vermelho podem ser utilizados. O vermelho mais vivo transmite energia, enquanto vermelhos escuros como o vinho e o carmesim trazem muita elegância e sofisticação.

Verde

O verde é conhecido como a cor da paz e também é a cor que remete à natureza. É um dos tons mais versáteis, pois pode ser usado nas variações candy color, neon, claros, escuros, azulados e amarelados.

Tons claros de verde são relaxantes e são ótimos para paredes, cortinas e detalhes, como almofadas e objetos decorativos. Tons neon transmitem bastante personalidade, mas podem ficar cansativos para os olhos no dia a dia.


Laranja

A cor laranja relaciona-se à intelectualidade e à coragem. É uma cor ousada, que deve ser utilizada com moderação, apenas para dar toques de estilo. Fica ótima em tapetes e sofás, principalmente se forem de camurça.

Para quem gosta dessa nuance, mas quer usá-la de um jeito mais discreto, o ideal é investir em objetos em tons de pêssego e salmão, que são bem mais clean e oferecem a possibilidade de diversas combinações.


Amarelo

O amarelo é a cor da vitalidade, da alegria e da luminosidade. No feng shui, acredita-se que traz estímulo mental. Móveis em tons intensos de amarelo estão em alta, principalmente para trazer um ponto de destaque para ambientes em preto e branco.

Para manter a decoração neutra, tons claros de amarelo são os mais indicados, pois não chamam muito a atenção e ainda dão um toque muito interessante de personalidade, trazendo vida ao ambiente.


Lilás

O lilás é uma cor tranquila e romântica. Pode ser utilizada para pintar uma única parede do cômodo, trazendo mais destaque a ela. Quando somada ao rosa e ao branco, compõe ambientes mais femininos e delicados, ideal para quartos e dormitórios.

Neste ano, a cor escolhida pela Pantone para 2018 é o Ultra Violet, um lilás mais forte e energético, que se relaciona ao cosmos. Com isso, por conta da influência da organização, fica mais fácil encontrar luminárias, poltronas e vários outros objetos nesse tom. Uma ótima dica!

Saber o significado das cores na decoração é importante para evitar, por exemplo, criar um ambiente de descanso com muitas cores estimulantes, que dificultem o relaxamento. No entanto, respeite sempre seu gosto pessoal, que deve ser aliado a esse conhecimento na hora de fazer escolhas para ter uma casa bonita e aconchegante.

Já que você gostou desde post, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Assim, seus amigos também podem aprender o significado das cores na decoração!

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES MRV

Telefone*:
Telefone