Menu
Sua casa Sua cara

Aqui você encontra dicas, notícias, tendências, vídeos e muito mais para deixar a sua casa do seu jeito. Acompanhe nosso site e veja como pode ser fácil e divertido decorar sua casa!

9 dicas simples de como manter sua casa livre de traças 25.02.2021

Voltar

É bastante comum abrir os armários e se deparar com pequenos casulos. Se você já viu um desses em algum canto de sua casa, dentro de gavetas, em paredes ou mesmo grudado em suas roupas, é preciso saber como acabar com as traças.


Antes que se transformem em mariposas polinizadoras, essas pequenas larvas acabam causando muitos inconvenientes. Entre os principais estão a destruição do tecido das roupas, fragmentação e corrosão de documentos.


Isso porque, no Brasil, existem duas espécies, uma da ordem Zygentoma e outra da Lepidoptera. O primeiro tipo é aquele inseto que devora papéis em geral, já que se alimenta basicamente de amido. Já o segundo tem como fonte de nutrição a queratina, uma proteína presente em tecidos de origem animal como couro, lã e seda.


Outro ponto negativo que as traças causam nas residências é o aspecto de sujeira, pois surgem geralmente em aglomerados e se multiplicam rapidamente, o que deixa o interior de um cômodo com uma aparência poluída e de descuido.


Quer saber mais? Mostramos dicas essenciais de como acabar com as traças de maneira simples. Acompanhe!


1. Limpe dentro e atrás dos armários 


Esse tipo de inseto gosta de locais que sejam mais escondidos para crescer. Dessa maneira, a limpeza frequente dentro e atrás dos armários é fundamental para evitar que se proliferem e você acabe encontrando aqueles furos nas roupas típicos das traças.


Para que a higienização seja eficaz e espante qualquer tipo de vestígio, existe uma solução caseira muito potente. Ferva uma xícara de água com cravos-da-índia. Retire os cravos, adicione álcool e insira em um borrifador. É muito importante borrifar em locais úmidos e escuros onde as traças gostam de se esconder. Entre as principais sugestões, estão:



  • frestas de móveis (não apenas armários);

  • gavetas;

  • estofados;

  • roupas não usadas há muito tempo;

  • rodapés e caixas.


2. Borrife água com vinagre


Em um recipiente limpo e com borrifador, adicione 250 ml de vinagre e proporcionalmente 250 ml de água. Em seguida abra todos os armários e gaveteiros, borrife um pouco da solução e só depois de seco guarde os objetos.


O diferencial dessa mistura é que o pH (acidez) do vinagre age como um desinfetante natural e acaba por eliminar todas as larvas. A mistura age também preventivamente não permitindo que reapareçam no local tratado.


Mas lembre que é necessário realizar a manutenção da limpeza a cada três meses para garantir que esses insetos indesejados não voltem mais a incomodar.


3. Instale sachês aromatizados


Existem no mercado repelentes químicos muito eficazes no combate às traças. No entanto, o resultado de seu uso constante pode desagradar bastante, já que o odor emanado por essas substâncias costuma incomodar os olfatos mais sensíveis e até mesmo causar alergias.


O produto mais usado nos lares brasileiros, a naftalina, libera um gás que mata e repele as traças, porém, seu cheiro forte fica entranhado nas roupas, se tornando uma fragrância quase que insuportável.


Como nosso objetivo é dar dicas práticas, naturais e caseiras para solucionar o problema, a melhor e mais barata forma é utilizar repelentes naturais. Canela, cravo-da-índia, folhas de louro, cedro e lavanda são excelentes opções para afastar esses insetos. E, como bônus, suas roupas ganham um cheirinho mais agradável e prolongado.


4. use essência de cânfora


Outra alternativa natural e eficaz que indicamos são as pedras de cânfora. Conhecida por ter propriedade expectorante e relaxante, a cânfora também é uma ótima aliada no combate às traças.


Por ser antisséptica e desinfetante, ajuda a inibir o surgimento dessas larvas indesejadas. Você pode utilizar em pequenos sachês caso opte pela versão sólida (pedras), ou aplicar em locais específicos de sua casa, como quina de parede, ou borrifar a essência em cortinas, sofás e demais estofados.


5. Tenha atenção para o armazenamento de objetos 


Além do próprio armário em si, é muito importante manter o conteúdo interno dele (como roupas e alimentos) sempre limpo. O que muita gente não sabe é que as roupas acumulam descamação da nossa pele nas fibras dos tecidos e isso é um atrativo para as traças.


Portanto, lave, seque e guarde adequadamente suas roupas. Muito importante também manter seus livros e papéis em locais arejados e, sempre que possível, retire tudo das estantes ou caixas para que o ar circule nesses locais. Para finalizar, fique atento a objetos que possam servir de criadouro de traças.


Roupas de cama ou toalhas mofadas são ambientes que convidam os insetos a se proliferarem rapidamente em cômodos e armários. Por isso, sempre que puder, leve roupas, sapatos ou qualquer outro objeto que fique constantemente guardado para tomarem sol. Além de eliminar o odor, o sol potencializa as ações de remoção e prevenção.


6. Engome as roupas


Poucas pessoas imaginam isso, mas roupas engomadas são uma excelente forma de espantar as traças. Isso porque os insetos depositam seus ovos, na maioria das vezes, em roupas. Assim, ao destruir os ovos, é mais simples acabar de vez com esse incômodo em casa e matar o problema diretamente na raiz.


Depois de lavar as peças de roupas, sempre passe cada uma delas antes guardar. A temperatura alta do ferro dificulta o processo de depósito e permite que o ambiente permaneça limpo e livre de infestações. Outro ponto importante, nesse caso, é verificar quais roupas estão paradas dentro dos armários há muito tempo.


Trajes que ficam sem uso são considerados hospedeiros perfeitos para os ovos. Dessa maneira, sempre que for passar roupa em uma quantidade maior, faça uma pequena faxina e pegue peças que estão paradas para passar cuidadosamente. Como resultado, as roupas limpas não podem ser contaminadas pelas que estão guardadas.


7. Aposte no aspirador de pó


Além da praticidade na limpeza da casa, o aspirador de pó também se transforma em um excelente aliado quando se trata de ficar livre de traças. Com esse equipamento, é possível tirar ovos, teias e as casinhas que normalmente ficam bem escondidas em locais escuros e úmidos. Então passe não apenas nos quartos como também dentro dos armários da cozinha, pois esse tipo de inseto come restos de alimentos.


8. Guarde alimentos em potes


A cozinha também é um ambiente onde as traças gostam de deixar seus ovos. Em função disso, todo cuidado é pouco para proteger os alimentos, já que qualquer tipo de inseto em um ambiente tão delicado pode causar uma série de problemas.


A regra costuma ser bastante simples nesse caso e tudo envolve um processo interno de organização. Abriu um pacote de alimentos, especialmente grãos e não usou até o final? Prepare imediatamente um recipiente vedado que possa abrigar o conteúdo.


Assim, além de manter a cozinha organizada e com cada coisa em seu devido lugar, ainda é possível eliminar os resíduos orgânicos abertos que são tão interessantes aos insetos. Vale também deixar a cozinha bastante arejada e abrir armários com frequência durante alguns minutos. Isso vale também para a lavanderia do apartamento que costuma ter bastante umidade.


9. Previna o surgimento de novas traças


As traças gostam de ambientes escuros, quentes, mofados e úmidos. Desse modo, mantenha sempre seu escritório ou casa bem arejados e limpos. É muito importante que você verifique também as instalações dos ambientes para identificar possíveis vazamentos e acúmulo de umidade que possam servir de abrigo para as traças. A limpeza é uma parte essencial no combate a esses insetos.


Por isso, abra as janelas durante o dia para receber luz solar, deixe o ar circular, mantenha o chão sempre varrido e todos os cômodos devidamente secos. Com atitudes simples como essas e as dicas que demos, você conseguirá deixar seu ambiente livre desse inseto e de outros parasitas.


Agora você já sabe como acabar com as traças em seu apartamento com receitas caseiras. Tenha em mente que são processos cuidadosos no dia a dia que fazem grande diferença em longo prazo. Então, ao priorizar a organização e a higiene com soluções que evitam esse tipo de problema, em pouco tempo o incômodo com os insetos terá ido embora de vez.


Gostou de nossas dicas? Então leia também sobre como manter um guarda-roupa organizado e adotar bons hábitos positivos de limpeza.

DICAS RELACIONADAS

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES MRV

Telefone*:
Telefone