Menu
Sua casa Sua cara

Aqui você encontra dicas, notícias, tendências, vídeos e muito mais para deixar a sua casa do seu jeito. Acompanhe nosso site e veja como pode ser fácil e divertido decorar sua casa!

Aprenda sobre decoração nos estilos escandinavo e industrial 29.10.2020

Voltar

Nos últimos anos, os tipos de decoração estilo escandinavo e industrial se destacaram e permaneceram em alta. Queridinhos de redes sociais famosas, ambos apresentam um conceito que preza pela simplicidade e funcionalidade.

Neste conteúdo, profissionais de arquitetura e decoração contam quais características devem ser priorizadas para quem quer investir em cada um deles.
 


Mas você sabe quais são os traços desses estilos e como adotá-los nos mais diversos cômodos da sua casa? A seguir, você vai ver algumas dicas para caprichar na decoração e ainda contar com conselhos importantes para ajudar nessa missão. Acompanhe! 


Diferenças entre decoração estilo Escandinavo e Industrial 


Por apresentarem propostas parecidas, é comum que se confunda a decoração escandinava com a industrial. A arquiteta Nina Abadjieff conta que grande parte das diferenças fica por conta da escolha dos materiais:

“o design escandinavo usa laca e aço inox ou cromado e tem foco em materiais orgânicos também. Já no industrial, usa-se bastante cimento queimado, tijolos e instalações elétricas aparentes”.
 


As designers de interiores do escritório Maraú Design Studio, Cris Araújo e Linda Martins, destacam que no décor escandinavo o foco não é meramente a simplicidade.

“Tudo é projetado exaltando o máximo de conforto, tanto no posicionamento de móveis quanto na escolha dos tecidos e das cores. A funcionalidade está acima da estética”, afirmam elas.
 


Mas será que é possível mesclar em um único projeto os dois estilos, mantendo a harmonia? “Para um projeto sempre cabe essa brincadeira de estilos desde que se use o bom senso e o cliente se sinta feliz no ambiente”, explica Nina — com coro de Cris e Linda. “Ambos os estilos se referem a uma vida minimalista com foco no bem-estar. Então, claro, dá para mesclar sem medo”, reforçam as designers do Maraú Design Studio. 


Para quem quer lançar mão de apenas um estilo na decoração, Nina ensina quais aspectos priorizar em cada um. “No escandinavo, utilizamos linhas retas para os móveis, paredes e pisos em tons neutros.

No estilo industrial, mantemos materiais como concreto e iluminação aparentes, para deixar mais rústico”, encerra.
 


Veja alguns detalhes que caracterizam cada estilo 


Agora que você já sabe a diferença entre o estilo escandinavo e industrial, foi possível perceber que são detalhes e materiais que tornam cada uma dessas formas de decoração única. A seguir, confira alguns pontos que vão ajudar na hora de escolher e até de mesclar os dois tipos em casa. 


Design Escandinavo 


O estilo foi criado no século XX, um tempo em que as pessoas buscam por praticidade sem abrirem mão da beleza. O minimalismo é a cara da decoração estilo escandinavo, por isso as cores neutras fazem muito sucesso!

Branco e tons de cinza e bege podem transformar o quarto em um ambiente muito tranquilo e minimalista, mas sem deixar de ter tudo o que é necessário para o conforto no dia a dia.
 


Cabideiros presos na parede, por exemplo, são ótimas opções para deixar o espaço funcional e bonito, já que é possível pendurar casacos, bolsas, bonés e chapéus. Isso torna o ambiente informal, mas ao mesmo tempo organizado. 


Cadeiras e móveis com pés palito também trazem a leveza que o estilo escandinavo tem e ainda deixam qualquer cômodo com um aspecto mais clean. 


Além disso, é possível adicionar elementos que dão um toque escandinavo ao ambiente: plantas como a Costela de Adão e conjuntos de quadros ajudam a completar o visual minimalista, porém com muito estilo! 


Design Industrial 


Como o design industrial remete a fábricas e indústrias adaptadas para o aconchego do lar, que tal brincar e investir em um cantinho do café decorado com uma parede repleta de tijolos aparentes?

Essa é uma das principais características do estilo. Para completar, um quadro do estilo moderno ou até pop art pode dar um toque especial.
 


Sofás com as cores marrons, cinza escuro e até preto também vão deixar a sala perfeita para quem gosta dessa decoração. Ainda é possível brincar e colocar objetos coloridos para quebrar as cores mais sóbrias.

Uma poltrona vermelha ou cômoda verde no meio da sala fazem toda a diferença, dando mais cor sem fugir do estilo.
 


Para a iluminação, a dica é apostar em luzes de tonalidade amarelada, com um ar mais aconchegante e que combina muito com esse tipo de decoração.

As luminárias em trilho são ótimos exemplos para trazer luz suficiente ao espaço e complementar os outros objetos do design industrial.
 


Tanto a decoração estilo escandinavo quanto a industrial prezam pela modernidade, pelo minimalismo e, acima de tudo, pelo conforto na hora de descansar após um dia cansativo de trabalho.

Além disso, a pouca quantidade de móveis e o espaço livre para circulação deixam o ambiente mais clean, facilitando inclusive a limpeza. Vale a pena testar e se apaixonar por esses dois tipos de design!
 


E você, qual estilo de decoração prefere? Deixe um comentário e conte para nós quais elementos são essenciais na hora de decorar sua casa! 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES MRV

Telefone*:
Telefone