Menu
Sua casa Sua cara

Aqui você encontra dicas, notícias, tendências, vídeos e muito mais para deixar a sua casa do seu jeito. Acompanhe nosso site e veja como pode ser fácil e divertido decorar sua casa!

Home Office: a hora de trabalhar em casa 17.08.2020

Voltar

Hoje vivemos um momento de grande transformação em nossa rotina. Vivemos um momento em que cuidar da nossa saúde e de quem está próximo se tornou prioridade. Portanto, permanecer em casa em isolamento social é o comportamento mais adequado.


Com isso, muitas empresas adotaram o home office para que seus funcionários possam realizar suas atividades com maior normalidade e tranquilidade. Por isso, é preciso saber como se adequar às novas necessidades do mercado e, além do mais, manter-se empenhado.


Assim, para os que ainda não estavam acostumados com o trabalho remoto, é preciso saber como se organizar para preservar a produtividade. Continue lendo nosso post e descubra maneiras de manter a sua rotina de trabalho em casa e de construir uma decoração de home office!


Como manter uma rotina de trabalho na quarentena?


Atualmente, várias pessoas estão tendo que realizar seu trabalho dentro de casa por causa da pandemia que o mundo está enfrentando. Contudo, não é uma tarefa fácil manter uma boa produtividade no conforto do seu lar. Então, é preciso saber como permanecer ativo e conseguir realizar as obrigações dentro de casa. Confira as nossas dicas!


Organize-se para trabalhar em casa


O arquiteto Maycon Altera trabalha em casa e diz que o principal ponto é ter organização em seus horários, para que as comodidades de seu lar não interfiram no trabalho. Segundo o arquiteto, o melhor jeito de não perder produtividade é seguindo algumas orientações, como:



  • organizar todos os seus horários;

  • estabelecer pausas para refeições;

  • ter por perto todos os materiais que você usa no escritório;

  • manter a rotina em casa o mais próximo possível da que era vivenciada no escritório;

  • se mora com alguém, deixar claro que você está ali, mas não está à toa;

  • após o expediente, desligar os aparelhos para não estender demais as horas;

  • trabalhar de roupa, pois ainda que você faça home office, é preciso ter um mínimo de organização.


Deixar tudo preparado para perder menos tempo é um benefício de estar em casa. É importante organizar, também, os horários dos afazeres domésticos, para que os trabalhos não se misturem e atrapalhem sua obrigação diária.


Prepare um espaço para o home office


Para quem precisou criar um ambiente home office em sua casa às pressas, o arquiteto dá a dica de como tornar o espaço funcional.


Você pode deixar um canto da casa só para essa função. Como uma mesa onde você possa colocar as coisas do trabalho e não tenha que guardar tudo no final do dia, para não atrapalhar a rotina da casa ou mesmo a continuidade da sua produtividade no dia seguinte.


Para criar o ambiente ideal de home office, separamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a criar um espaço exclusivo de trabalho, veja:



  • escolha um local com boa iluminação, ela pode ser direta, ou você pode adquirir uma luminária de mesa;

  • reúna todos os objetos necessário para trabalhar, desde computador a itens de papelaria;

  • utilize móveis multifuncionais para montar seu escritório e aproveitar melhor o espaço;

  • tenha por perto itens como gaveteiros organizadores para deixar sua casa sempre arrumada.


Para este momento, é bom ter paciência quanto aos documentos sobre a mesa e tentar ficar em harmonia, adaptando-se da melhor forma possível dentro de casa para que seu desempenho como profissional não caia. É preciso persistir e lutar para que tudo aconteça da melhor forma.


Mesmo para quem já tinha esse estilo de trabalho, é preciso ter muita disciplina sempre. Não se pode misturar afazeres de casa com o horário do trabalho ou dos estudos, que também é outra realidade que estamos vivendo. É preciso aprender a separar cada momento. Caso contrário, tudo vira uma confusão, e você não consegue fazer todas as atividades bem-feitas.


Mantenha o foco da rotina do escritório em casa


É preciso focar, também, nas refeições e estabelecer horários para elas, inclusive saindo da mesa de trabalho para isso. Um dos lados positivos de fazer home office é que você será a única pessoa gerenciando o seu tempo e ritmo de trabalho.


Por isso, é importante aproveitar este momento e aumentar sua produtividade, já que você não precisará perder horas do seu dia dentro do transporte público. Use os benefícios do trabalho remoto a seu favor e conquiste ainda mais qualidade de vida.


Como organizar o espaço home office para se manter produtivo e confortável?


Por causa da elevação do número de infectados pelo novo coronavírus no Brasil, a indicação é evitar aglomerações e reduzir as chances de contágio. Logo, essa estratégia levou muitos negócios a liberarem seus colaboradores para realizar trabalho home office. Dessa forma, conheça algumas dicas para realizar um bom trabalho dentro de casa!


Invista em prateleiras variadas


As prateleiras são ótimas opções para deixar os materiais mais organizados. Caso você ainda não tenha uma para deixar seus livros, cadernos e agendas arrumadas, busque por um modelo que satisfaça suas necessidades e melhore o espaço que é dedicado para realizar o trabalho.


É primordial buscar alternativas que contribuam para o seu desenvolvimento no home office. Mesmo que seja um tempo difícil, é necessário se manter organizado e disciplinado. Não é recomendado deixar as coisas jogadas no escritório. Isso gasta muito do seu tempo, e você pode perder algum documento importante. Por isso, as prateleiras são excelentes opções.


Adote itens que estimulam visualmente


Ter uma parede pintada com uma cor intensa e vibrante ajuda aquelas pessoas que precisam produzir com originalidade e criatividade. É importante destacar que vermelho, rosa, amarelo e laranja costumam funcionar muito bem sobre uma base neutra e ajudam a pontuar o mobiliário.


Por outro lado, saiba que tons frios deixam o local mais relaxante e tranquilo. Já os terrosos tornam tudo mais sofisticado e elegante. Caso tenha espaço dentro de sua casa, analise a possibilidade de pintar uma parede ou uma parte dela com a tinta lousa. Assim, você poderá inserir recados, pensamentos estimulantes e frases incentivadoras.


Ainda, emoldure as fotos, os quadros de valor sentimental e os pôsteres que até então estão dentro do guarda-roupa. Quando tudo isso é visualizado diariamente, ajuda a criar um cantinho pessoal e estimulante para realizar as obrigações.


Escolha plantas para decorar o home office


Não é apenas a decoração de home office que fica mais agradável quando o local ganha plantas, a sua saúde também melhora com essa prática. Pesquisas mostram que, quando o escritório apresenta plantas, o humor melhora, o estresse reduz, a produtividade aumenta e, além do mais, a umidade do ar cresce e o índice de poeira é minorado.


Diversas plantas são ótimas para serem inseridas na decoração de home office. Uma delas é a palmeira ráfis, que lida bem com qualquer tipo de iluminação. De qualquer jeito, um cuidado é necessário ter com esse modelo de folhagem: manter sua raiz sempre úmida.


A violeta é uma flor que também se adéqua a esse tipo de local, principalmente se ele for menor, visto que ela ocupa um pequeno espaço. É válido ressaltar que a violeta deve receber luz indireta e ser regada apenas na terra, jamais nas folhas e flores.


Escolha móveis adequados e funcionais


É imprescindível ter móveis confortáveis para realizar o trabalho dentro de casa, pois você passará grande parte do seu dia no mesmo local. Então, para isso, realize boas pesquisas na internet para conseguir itens com um bom custo-benefício.


A cadeira é um item fundamental. Afinal, se ela for ruim, prejudicará a sua coluna. Você pode escolher uma cadeira que apresente a opção de ajuste de tamanho, de acordo com a estatura da pessoa que vai usá-la.


Prefira um modelo que tenha estofado e que se encaixe no entorno da sua lombar. Se desejar uma cadeira de madeira, por exemplo, coloque uma almofada pequena e comprida para encostar as costas corretamente. As cadeiras produzidas com poliéster, algodão, couro e tela de nylon são excelentes opções para a decoração de home office.


Nesse sentido, busque no mercado por móveis que ajudem em seu trabalho diário e que proporcionem o devido conforto a você. Além do mais, é fundamental destacar a importância dos móveis funcionais, já que eles deixam o ambiente mais otimizado, ocupam um pequeno espaço e geram conforto para efetuar suas atividades diárias. Saiba que com uma única mesa é possível formar vários estilos decorativos para deixar a decoração de home office com a sua cara.


Evite fios aparentes e desorganização


A desorganização do ambiente de trabalho pode afetar bastante sua produtividade. Isso porque é comprovado que um local bagunçado gera muito estresse e desvio de atenção. Por essa razão, é preciso deixar o ambiente limpo e com tudo no lugar. Assim, você poderá ficar mais tranquilo e, consequentemente, mais empenhado em fazer as suas obrigações diárias.


Aqui, destacamos que a presença de fios espalhados pelo local deixa o ambiente confuso e perigoso para realizar as atividades. Portanto, busque deixar tudo bem organizado para evitar algum acidente que possa tirar sua atenção. O indicado é deixar um ambiente agradável e propício ao trabalho, para que as atividades sejam realizadas de forma correta.


Como vimos, a organização é muito importante em um home office. Um local organizado facilita e acelera o processo de trabalho, pois transmite tranquilidade e faz com que você não perca horas buscando materiais e documentos que precisa para realizar suas obrigações. Seguindo nossas dicas, será possível transformar o horário de trabalho em um momento prazeroso e bem mais produtivo do que no escritório.


Por fim, lembre-se: a sua decoração de home office precisa ter sua personalidade. Por isso, selecione itens que tragam felicidade e tranquilidade. Caso sinta falta dos colegas ou precise trocar ideias sobre o seu trabalho, utilize as redes sociais. Afinal, a tecnologia será a sua melhor aliada neste período de quarentena!


E aí, o que achou das nossas dicas sobre como otimizar o seu tempo trabalhando em casa? Gostou? Para acompanhar outros conteúdos interessantes, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!

+
+
+
+

DICAS RELACIONADAS

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES MRV

Telefone*:
Telefone