Menu
Sua casa Sua cara

Aqui você encontra dicas, notícias, tendências, vídeos e muito mais para deixar a sua casa do seu jeito. Acompanha nosso site e veja como pode ser fácil e divertido decorar sua casa!

Qual o melhor piso para apartamento? 07.02.2020

Voltar

Na hora de reformar ou montar o novo lar, uma dúvida comum é em relação à escolha do melhor piso para apartamento. Mais do que a parte estética, é essencial considerar os usos dos ambientes, as preferências dos moradores e alguns quesitos técnicos.


De maneira geral, busque sempre pisos de qualidade, que tenham alta durabilidade, e se preocupe com a instalação adequada, considerando as características de cada material.


Tipos de piso para apartamento


O melhor piso para apartamento é aquele que está de acordo com a sua intenção decorativa, com o espaço e com os usos do ambiente, considerando a preferência dos moradores. Por isso, conhecer as opções disponíveis no mercado é essencial.


Porcelanato


O piso porcelanato é um dos que mais fazem sucesso atualmente, afinal apresenta alta qualidade e confere elegância ao ambiente. O pode ser usado em diferentes cômodos, já que existem versões com e sem texturas.


Outra vantagem é a facilidade de limpeza e manutenção, sendo ideal para quem tem crianças e animais em casa. Além disso, há uma grande variedade de tonalidades e estilos, como os porcelanatos que reproduzem madeira, mármore ou concreto, além de versões maiores ou que recriam texturas como madeira e pedras naturais.


Pisos Cerâmicos


O piso cerâmico também é uma escolha tradicional. Ele é produzido a partir da prensagem da argila úmida peneirada e pode ser usado em ambientes internos e externos, como varandas, já que existem diversas versões, inclusive de piso antiderrapante para áreas úmidas.


Assim como o porcelanato, a cerâmica é bem fácil de limpar e não exige cuidados extras com a manutenção, pois é mais resistente à água que o anterior e não mancha com facilidade.


Piso Vinílico


O piso vinílico também tem caído nas graças dos brasileiros. Apesar de apresentar uma aparência semelhante ao piso laminado de madeira, o vinílico é produzido a partir de PVC. A instalação também é mais simples, necessitando apenas de uma superfície nivelada.


Além do apelo estético, o piso vinílico oferece vantagens como conforto térmico e acústico e também é resistente à manchas. No entanto, ele não deve ser usado em áreas úmidas.


Piso Laminado


Para quem aprecia piso de madeira, uma escolher o piso laminado é uma ótima opção! Produzido em HDF (painel de madeira de alta densidade), deixando os ambientes mais aconchegantes e sofisticados.


Contudo, em apartamentos, o laminado pode produzir mais ruído e é mais fácil de riscar, por isso não é recomendado para quem tem crianças e pets. Ele também não pode ser instalado em áreas molhadas, como a cozinha e os banheiros.


Cimento Queimado


Quem prefere um estilo mais rústico ou industrial pode investir no cimento queimado, feito a partir da mistura de cimento, areia e água e finalizado com pó de cimento. As vantagens são a facilidade de aplicação e o custo mais baixo. Contudo, não é indicado para áreas úmidas, como banheiro, cozinha ou varandas, porque pode escorregar.


Ladrilho Hidráulico


Se você busca criar um ambiente cheio de estilo e charme, pode criar uma , um piso com variação de estampas e produzido de maneira artesanal - por isso também tem o custo mais elevado.


Pedras Naturais


Por fim, existem as opções de pedras naturais e mosaicos, como o mármore e o granito, que são elegantes e sofisticadas, podendo ser usadas em vários ambientes, internos e externos. Mas é preciso cuidado, já que podem ser escorregadias.


Além disso, o mármore, por exemplo, tem baixa resistência à impactos e soluções ácidas, manchando com facilidade. O granito, por sua vez, é mais barato que o mármore, mais fácil de limpar e mais resistente, podendo ser usado em espaços com fluxo maior de pessoas.


Hoje é possível encontrar porcelanatos que recriam perfeitamente as pedras naturais, trazendo ainda mais facilidade de manutenção para quem gosta desse estilo.


Carpete


O carpete, por sua vez, é uma opção que traz aconchego, sendo usado em quartos e salas de TV. A vantagem é principalmente o conforto térmico, além de ser um bom isolante acústico. No entanto, ele não deve ser usado em áreas úmidas e é mais difícil de limpar, por isso é desaconselhável para pessoas alérgicas ou animais de estimação.


Dicas para apartamentos pequenos


A preocupação com a escolha do piso para apartamento pequeno deve ser ainda maior do que para lugares grandes. Afinal, há peças capazes de ampliar ou reduzir visualmente os espaços e alguns truques podem ajudar nesse caso.


Por exemplo, uma das principais dicas é optar por pisos de tonalidades claras, que não contam com muitos traçados. Esses tipos refletem a luz e ajudam a dar a sensação de que o espaço é maior.


Outra ideia é usar o mesmo piso em todos os ambientes. Assim, não haverá uma “divisão” no olhar, dando a sensação de continuidade e fazendo o apartamento ficar visualmente mais amplo.


Os pisos porcelanatos e cerâmicos são muito indicados nesse sentido, já que podem ser usados até mesmo em áreas úmidas e molhadas, como banheiros e cozinhas. Se você preferir o piso vinílico, a dica é optar por modelos específicos para cozinhas.


Como escolher piso


Vale lembrar de conferir também outros detalhes para saber como escolher o piso correto.


O primeiro passo é definir em qual ambiente ele será instalado, considerando dimensões e usos.


Os , por exemplo, precisam ser mais resistentes, duráveis e fáceis de limpar, sem sofrer com manchas ou água, como é o caso dos porcelanatos e cerâmicos.


Já os pisos para sala precisam ser confortáveis e bonitos, pois esse é o cômodo onde recebemos visitas e reunimos a família, enquanto, nos quartos, vale optar por pisos mais aconchegantes.


Lembre-se ainda de conferir a resistência do material e o conforto térmico que ele oferece, pensando nas condições climáticas de onde você mora. Se você tem crianças ou pets, confira a facilidade de limpeza e manutenção e também de instalação, para saber se exige especificidades, como nivelamento do contrapiso.


Agora ficou um pouco mais fácil saber do seu apartamento? Compartilhe essas dicas com seus amigos e renove a sua casa!

Fonte: Leroy Merlin

+
+
+

DICAS RELACIONADAS

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES MRV

Telefone*:
Telefone