Menu
Sua casa Sua cara

Aqui você encontra dicas, notícias, tendências, vídeos e muito mais para deixar a sua casa do seu jeito. Acompanhe nosso site e veja como pode ser fácil e divertido decorar sua casa!

Quarto de adolescente: entenda como fazer uma decoração versátil 17.09.2020

Voltar

Dois mundos diferentes — o da infância e o da vida adulta — se encontram em um quarto de adolescente. Então, acontece a dúvida: como decorar o quarto de alguém que ainda não é um adulto mas também não é uma criança? Ter consciência das necessidades e gostos do adolescente é essencial para conseguir a decoração ideal para cada perfil.


Esporte, poesia e viagem são passatempos que podem estar traduzidos na temática do quarto com a inclusão de cartazes, adesivos nas paredes ou móveis. O essencial é ter organização e bom senso para levar em consideração os pedidos ao montar o novo cantinho e deixar tudo personalizado. 


Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais de como montar um quarto de adolescente cheio de estilo e completamente versátil.  


Fique de olho nas tendências de cores 


O primeiro passo é definir uma cor predominante para o ambiente. Quando se trata de paredes, em um primeiro momento pode vir à mente o tradicional azul para meninos e rosa para meninas. No entanto, considerando o quesito versatilidade, vale a pena ir além na cartela de cores e pensar em algo que seja tendência em longo prazo. 


Afinal de contas, conforme seu filho cresce, é natural que a família deseje mudar a aparência do quarto. Essa proposta, então, contempla uma cartela de tons mais neutra que pode ser ressaltada com uma decoração personalizada e colorida em contraponto. Assim, como o charme estará nos detalhes, uma parede branca, cinza, bege ou amarelo-claro costuma ser coringa. 



Pense nos objetos de decoração 


Quando as cores das paredes são discretas e versáteis, o melhor caminho é adotar um olhar estratégico nos objetos de decoração. Isso porque, se for preciso realizar mudanças, será muito mais simples deixar tudo conforme as preferências do adolescente. Então, converse com ele sobre a possibilidade de escolher um tema que possa direcionar todas as decisões em conjunto. 


Por exemplo, se seu filho é apaixonado por futebol, o quarto com algumas referências discretas sobre o assunto fica muito bacana. Não precisa colar pôsteres ou o escudo do time em todos os espaços. O ideal é deixar apenas alguns elementos temáticos, como uma luminária, a decoração da mesa de estudos ou alguns bancos espalhados. 



Busque a iluminação ideal 


Para tornar o ambiente mais aconchegante, você precisa ter um cuidado especial com a iluminação. De nada adianta concentrar todos os esforços nas cores das paredes ou na decoração e deixar o conforto de lado, não é mesmo? Mas lembre que a iluminação também precisa ser funcional para que o adolescente consiga realizar suas tarefas diárias. 


Uma boa sugestão é a luz amarela, feita especialmente com a intenção de projetar um ambiente agradável aos olhos. Porém, na bancada de estudos, sempre se mostra interessante incluir uma luminária de luz branca, que desperta a concentração. Outro ponto que merece atenção é a necessidade de deixar a luz natural entrar o máximo possível.



Conheça os temas mais populares 


O quarto de adolescente precisa combinar com sua personalidade e fazer com que se sinta identificado com o tema. De fato, esse espaço representa uma etapa importante no desenvolvimento até a vida adulta. O grande segredo está em apostar em uma temática que interaja também com o estilo do restante do apartamento. Veja, a seguir, algumas dicas de temas: 



  • geek: centrado na cultura nerd, envolve personagens de filmes, quadrinhos, desenhos animados e outras referências de entretenimento; 

  • moderno: ligado aos avanços da tecnologia, esse tipo de quarto costuma ser bem clean e funcional; 

  • industrial: quarto que prioriza os móveis em madeira, mas que pode incluir elementos estilosos na decoração. 




Pronto! Agora você já sabe como decorar um quarto de adolescente de maneira simples. O diferencial está em ouvir o que seu filho deseja sobre o assunto. Assim, fica muito mais fácil encontrar opções que sejam atemporais e permitam modificações ao longo do tempo sem precisar mexer na estrutura do ambiente.
 


Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre como uma área privativa pode complementar a decoração dos apartamentos. 

DICAS RELACIONADAS

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES MRV

Telefone*:
Telefone